quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conhecendo o Caiaque - Parte 1

Esse post eu encontrei no Forum Caiaque Brasil. Achei muito interessante e que valia postar no blog. Foi postado no dia 16 de setembro de 2010 pelo participante edsonqueiroz, e as palavras e os créditos são dele.
.........................................................................................................................
Quando ingressei no mundo dos caiaques, me deparei com uma infinidade de expressões, as quais eu não tinha nenhuma intimidade, como: estabilidade primária, hull, rocker entre outras expressões em “caiaquês”, então tive que buscar informações sobre estas embarcações para que eu pudesse compreender melhor as mesmas, neste ínterim reuni vários textos e matérias que vou expor neste texto, que não tem a menor pretensão de ser original, nem tampouco finalizador do assunto, tem somente o intuito de ajudar os mais inexperientes e até mesmo os experientes, pois informação nunca é demais.
Basicamente, os caiaques são compostos por três partes: casco, convés e cabine (cockpit). Essas partes são construídas separadamente em fibra de vidro e depois “soldadas” por um processo químico.


Hoje em dia, novos materiais como o kevlar, o carbono e o polietileno estão sendo empregados, dando maior resistência e menor peso aos barcos. Existem modelos com o cockpit fechado internamente em forma de casulo, enquanto outros são totalmente abertos. A falta do casulo poderá aliviar o peso da embarcação, porém permitirá um maior alagamento em caso de capotagem.
Todo barco, seja um caiaque ou um navio, possui qualidades provenientes da sua construção e outras que são derivadas das formas projetadas. As primeiras são ditas qualidades essenciais e podem ser representadas pela solidez, flutuabilidade e estanqueidade. As qualidades oriundas do projeto são ditas qualidades náuticas e se mostram pela resistência mínima à propulsão, manobrabilidade e estabilidade.
A escolha do caiaque ideal (se é que isso existe) deverá levar em conta o tipo de atividade e o local onde ela será desenvolvida, por exemplo: a simples recreação em lagos e represas, pequenos trajetos em rios de águas tranqüilas, longas expedições em águas costeiras, descidas de corredeiras (águas brancas), a prática de canoagem em ondas, a necessidade de transportar bagagem, o emprego do caiaque para realizar fotografias, pesca, mergulho e etc.
Nenhum barco reúne todas as qualidades desejáveis. Você terá que abrir mão de alguma coisa para ter um ganho em outra. Assim, uma grande estabilidade estará se opondo a um ganho em velocidade, uma boa manobrabilidade estará se confrontando com a capacidade do barco manter-se em linha reta e a estabilidade inicial (primária) estará duelando com a estabilidade final (secundária). A melhor forma para escolher um barco é experimentá-lo em várias situações (calmaria, correnteza, turbulência, ondas, vento, etc.), observando as características fundamentais como a velocidade, tracking, manobrabilidade, estabilidade inicial e final. 

Tipos de caiaques:
Há diversas modalidades de caiaque, cada qual adequado a um propósito específico. A fim de compreender mais sobre os barcos, conheça os seguintes termos:

popa - traseira do barco
proa - frente do barco
casco - fundo do caiaque
chine - curva entre as laterais e o fundo
rocker - porção da curva entre a popa e a proa que fica acima da linha da água
flare - ângulo das laterais com relação ao casco 

 

Caiaques Oceânicos e de Turismo
Os caiaques oceânicos ou de turismo são longos, estáveis e têm muito espaço interno para carga. Os cascos são chatos, as chines são rijas e largas, o que lhes dá um flare amplo. Isso torna essa variedade menos manobrável, mas veloz em linha reta. Os caiaques desse tipo também deslizam mais a cada remada, de modo que são mais eficazes do que os tipos esportivos mais curtos. Podem vir em versões com um ou dois assentos e muitos dispõem de lemes que ajudam nas manobras. Pode-se sentar do lado de dentro do caiaque ou escolher modelo que permita sentar em cima - mais parecido com uma canoa.

Caiaques de águas brancas
Os caiaques de água branca são mais curtos e um pouco menos estáveis, mas muito mais manobráveis. Também são mais duráveis e construídos para enfrentar o desgaste nas manobras em corredeiras. Com comprimento típico de 2,5 metros e cascos arredondados, eles têm chines mais suaves e flare mínimo. Isso ajuda nas manobras e na rolagem porque a porção do caiaque que faz contato com a água é menor. Eles também exibem considerável rocker, o que também ajuda limitar o contato com a água. Todos os caiaques para uso em corredeiras são modelos em que o usuário se senta do lado de dentro, e nenhum tem leme, estes caiaques também são utilizados para a prática de caiaque-polo.

Caiaque Surf
Os caiaques de surfe não diferem muito dos caiaques para água branca. Uma grande diferença está no rocker. Os caiaques de surfe só tem rocker do lado da proa - a popa é plana, como a de uma prancha de surfe. Muitos caiaques de surfe também têm quilhas de manobra, assim como as pranchas.

Caiaque Recreacional
Os caiaques recreacionais, como o nome já diz, são os caiaques que se utilizam para passeios e atividades recreacionais de curta durabilidade, este tipo de caiaque foi consagrado pelos modelos abertos sit-on-top, rotomoldados de plástico, talvez estes sejam o tipo de caiaques mais vendidos no mundo. Por este motivo dediquei um capitulo inteiro a eles e outro dedicado somente a caiaques de pesca. Então falaremos sobre eles mais adiante.
Os caiaques podem ser feitos de diferentes tipos de material. Os caiaques de surfe são quase sempre integralmente de fibra de vidro - os modelos para corredeiras são muitas vezes feitos de plástico. Isso acontece porque o plástico tradicional não oferece a rigidez e o baixo peso da fibra de vidro. Os caiaques oceânicos são geralmente (aqui no Brasil), feitos de fibra, mas podem ser produzidos com madeira ou de plástico. Mas no exterior os caiaques oceânicos são na sua maioria feitos em plástico.  Alguns dos caiaques para corredeiras mais modernos são feitos de Kevlar, um material mais leve e mais resistente.
O material usado tem o maior impacto sobre o preço de um caiaque. O plástico é o mais barato, mas também o mais pesado. A fibra de vidro é 20% mais leve que o plástico, mas custa cerca de 20% a mais. O Kevlar é o mais leve e o mais resistente de todos, mas custa duas vezes mais que a fibra de vidro. O peso é algo que precisa ser considerado porque, infelizmente, você passará mais tempo fora do caiaque do que dentro dele. Isso significa carregar o caiaque, instalá-lo e removê-lo do rack no teto de seu carro.
Também é possível optar por um caiaque tradicional de madeira, que são verdadeiras obras de arte, ou por um modelo inflável. Os caiaques infláveis são leves e mais duráveis do que se possa imaginar.

Em outro capítulo, falaremos sobre estabilidade e tipos de cascos.

 .............................................................................................................................

Faço minhas as palavras do colaborador acima.
Abraço a todos.
Luiz Pissurno

domingo, 24 de junho de 2012

Kayakcraft - O que é ?


O termo em inglês kayakcraft, que traduzindo kayak = caiaque e craft = ofício, arte, profissão, técnica de fazer ou usar, está ligado às técnicas de construção propriamente dita dos caiaques primitivos criados pelos esquimós para caçar.
Pode perfeitamente ser usada para definir uma prática que se desenvolve naturalmente entre nós caiaqueiros. Não se trata apenas de um esporte, pois não praticamos com freqüência maior e ainda fazemos aliando a pesca amadora e o bushcraft, que é o uso das técnicas de sobrevivência em matas e selva.
Praticamos o kayakcraft naturalmente quando fazemos uma descida programada. Não é simplesmente descer o rio de caiaque, parar num barranco, tirar um bagrinho e acender uma fogueira. Mas é tudo que envolve uma descida, dispondo de todo o conhecimento, planejamento, técnicas e traia disponível para a realização segura do evento.
O legal de tudo, é que queremos estar fazendo e praticando isto, de maneira segura e divertida. E ao fim da aventura retornar para nossas famílias, sãos e salvos. Essa parte é mais legal ainda !!!
Contar para a mulher e as crianças como foi a aventura. Eles prestam uma atenção danada. Isto não tem preço.  

sábado, 23 de junho de 2012

Caiaque para Iniciantes - Curso Grátis de Noções Básicas

Muito bom este material para os iniciantes e também para os veteranos darem uma olhada e apurar a técnica. São noções gerais na prática do caiaque. O site tem opções de 16 línguas. Clique na bandeirinha de Portugal, que é a única opção em português. Portanto há palavras usadas no texto como "pagaia" que refere-se ao remo, mas isto é muito bem entendido no contexto. Foi usado um caiaque fechado para ilustrar, mas aplica-se perfeitamente ao uso dos modelos abertos Sit and Top que usamos. Siga as orientações e faça a leitura de todo o material. Eu não encontrei material tão bom quanto este para o assunto. Clique na imagem acima para acessar o site. Abraço a todos e espero que gostem.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mestre do Mato - GIUTONIOLO no youtube

Eu achei no Youtube um cara muito louco, que se entitulou Mestre do Mato. O apelido ou nick dele no youtube é giutoniolo. Quem quiser procurar e assistir todo o post dele eu indico, muito bacana. Digamos assim, um Magaiver brasileiro do mato. São vídeos de Bushcraft, vídeos sobre sobrevivencia em matas e selva, são vídeos feitos in loco. Tem vídeo de tudo sobre como se virar no mato. Vou postando material mais ligado ao nosso assunto. O link para o canal de dele está ai em baixo mas como disse estarei postando algo em breve. Abraço forte a todos.

Canal do GIUTONIOLO no Youtube  

terça-feira, 19 de junho de 2012

Dica de como colocar o caiaque no carro.

Ai vai uma dica legal. No vídeo indica uma maneira de colocar o caiaque no rack do carro,  naquele dia onde estão  todos dormindo ou todo mundo ocupado, não tem um para te ajudar e você está realmente sozinho, doido para sair e ir encontrar o pessoal. Foi usado um Lontras Barracuda com peso de 24 kg.
Estarei postando outras dicas para os iniciantes, como eu, e os veteranos que com certeza já sabiam, mas relembrar não custa. Abraço a todos. 


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Receba as postagens do blog em seu email.

Receba as postagens do blog em seu email. Cadastre seu email logo aqui na barra lateral direita. Este serviço é feito pela FeedBurner e é seguro. Após cadastra-se vai receber uma email de confirmação. Copie e cole o link na barra de endereço do seu navegador e confirme o link. Pronto as novas postagens do blog chegarão ao seu email.

domingo, 17 de junho de 2012

Joguinhos de caiaque para a mulecada ...



Indians fishing: Este pequeno herói da tribo dos índios pescadores pesca para se divertir. Cada peixe pescado tem um valor em pontos que servirá para trocar por lanças maiores e mais cumpridas, por mais peixes no rio, por sorte e por mais coisas. Pesque também os tesouros que estão no fundo do rio. Cuidado com as piranhas e águas-vivas. 
Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar de uma lado para outro e a teclas para atirar a lança.   


Rafting Kayak. Somente o verdadeiro entusiasta de rafting irá salvar seus companheiros de cair do bote! Você e seus amigos remando rapidamente em um rio furioso e agitado, vento forte batendo e terreno imprevisível com cachoeiras gigantescas. Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar. Tecle X pra voltar a bordo.

River Rapids Caiaque 3D. Patrocinado pela marca de sucrilhos kellogs este jogo de caiaque 3D é pula adrenalina e cheio de emoção. O objetivo deste jogo é descer fortes correntezas usando seu caiaque e remando muito para não bater nas pedras e também para não afundar. Durante o percurso é necessário desviar dos obstáculos e também pegar vários “Power Ups” que são as estrelinhas para que seu atleta consiga uma boa pontuação.
Como jogar: Na página do jogo vai aparecer um quadrado verde com dicas de nutrição e alimentação. Pena que está tudo em inglês. Aguarde carregar e clique em Continue. Clique em Control Keys para ver a combinação de teclas que fazem movimentar o caiaque ou clique em How to Play para saber como jogar e por fim escolha o seu atleta e trecho de preferência. Quando aparecer uma tela pedindo um código não é necessário inserir, basta clicar em Play Without Code que o jogo irá iniciar normalmente.

River Kayak. Uma super competição de caiaque descendo as corredeiras perigosas do rio. Faça manobras para desviar das pedras e também tome muito cuidado para não bater nas margens do rio. Use toda sua habilidade e vença as corredeiras que farão o possível para lhe derrubar na água. Muito legal. Clique na imagem e outra página vai abrir com o jogo.
Como jogar: Use as setas para jogar. Tamanho do Jogo: 98,6 KB

Caiaque Rio Acima (Upstream Kayak). Reme com o seu caiaque para chegar até a linha de chegada antes que o tempo se esgote. Pegue frutas que encontrar pelo caminho para ganhar mais energia e realize manobras radicais para ganhar pontos extras e velocidade turbo. Pegue os pássaros raros que rendem mais pontos ainda! Divirta-se pelo caminho. Se apresse. Isso é uma simulação de um regaste e seu socorrido só aguenta três minutos sem se afogar! Você tem 10 tentativas  antes do Game Over! Clique na imagem e outra página vai abrir com o jogo.
Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar e a barra de espaço para pular. Realize manobras com as teclas 1 a 4. Se o jogo não carregar, aperte F5 ou o botão "atualizar" do seu navegador para recarregar a página.


Shimpoiak. Desça o rio e passe por quenions com curvas radicais na pele de um chimpanzé. Pule os jacarés, abaixe nas árvores e pegue as bananas para fazer mais pontos.
Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar, direita e esquerda, seta para cima pula e seta para baixo abaixa.

Arctic River Adventure. Você tem 2 minutos e 5 caiaques para coletar o máximo bóias que valem pontos sem tocar nos troncos. Após a corrida, cada caiaque restante vale 10 pontos.
Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar.

Kayak King. Controle o caiaque em um rio com forte correnteza, passe por todos os pontos de controle para conseguir passar de nível, tome cuidado com as pedras no meio do caminho.

Como jogar: Use as setas direcionais para se movimentar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Foto e Vídeo - Descida entre Corguinho/Poção do Jaú e Rochedo/Recanto dos Pintados

Aqui estão alguma das fotos da descida que fizemos no domingo dia 6 de maio de 2012. Foi eu - Luiz Pissurno, o Paulo Alencar e o Josmar. Combinamos de última hora no sábado já eram umas 10 horas da noite e domingo cedo nos saímos. Estava meio frio mas o tempo firmou depois. Só alegria e isso não tem preço. Bom mesmo foi o café da manhã e que tomamos na casa da irmã do Paulo em Corguinho. Sem falar no jantar na fazenda de outra irmã dele em Rochedo. A lasanha estava muito gostosa. Do almoço eu já falei, mas falando um pouco mais, a fome estava apertando, dai já viu, o carreteiro com feijoada de latinha virou banquete. Mas estava bom o rango do Paulo pois nós acabamos de comer todo o carreteiro na janta junto com a lasanha.
Aproveitando a oportunidade e registrar aqui meus agradecimentos as duas irmãs e o cunhado do Paulo, pois abriram as portas de suas casas para nos receberem. Aos amigos, Paulo e Josmar de terem também participado deste dia ímpar em minha vida. Deus é generoso em sua sabedoria,  participar lugares deslumbrantes e pessoas tão generosas em um único dia de vida. Muito obrigado a todos.
Clica em uma das fotos para abrir o álbum. O vídeo do Paulo e do Josmar na corredeira está logo abaixo das fotos.
Merecidamente quero citar nomes e agradecer as irmãs do Paulo, a Cleonice de Rochedo e a Fátima e seu marido Jair, que são de Corguinho.
















 





Video do Josmar e do Paulo nas corredeiras


domingo, 10 de junho de 2012

Pesca com caique ou Caiaque com pesca ?

Como primeira postagem, gostaria de me apresentar aos amigos. Sou o Luiz Claudio, tenho 40 anos, sou de Campo Grande. Meu navio é um caiaque modelo Patagônia da FunBoard, mas já estou de olho em Hunter da Brudden e vou vender o meu a preço de custo. Interessados entrar em contato.
Pesca com caiaque ou Caiaque com pesca? No meu caso é caique com pesca. Se eu não puder pescar, paciência. Só o prazer de estar descendo um rio, contato com a natureza, lugares que o caiaque pode me levar, já valeu. Não tem preço. 
Mas o culpado de tudo foi meu amigo Paulo, sempre me contando das suas aventuras com o seu "caiate". É caiate mesmo, pois o caiaque Lontras do cara tem deque duplo, suite, hidromassagem, tv de 50 polegadas com SKY, internet, bote salva-vidas, radar, sonar, gps, e remo de pá dupla, obviamente.
Então eu acabei comprando um caiaque, modelo Patagônia da FunBoard, nestas férias para poder participar das descidas e acampamentos com o grupo.
Costumam descer o Rio Aquidauana em seus diversos trechos, mas o trecho que eu participei em um domingo, há cerca de umas 03 semanas, estava meio frio mas fomos assim mesmo. Foi eu, o Paulo e o Josmar, e o trecho foi de Corguinho a Rochedo. Descemos em uma corredeira do Poção do Jaú em Corguinho e fomos até a corredeira do Recanto dos Pintados em Rochedo. No começo foi meio tenso, pois eu tomei dois caldos em corredeiras, o colete salva-vidas ajudou muito, e o Paulo ficou preocupado comigo, o restante do trecho foi de boa. Cozinheiro de mão cheia. Carreteiro com feijoada de latinha. Da hora !!!
As fotos e vídeos ainda não chegaram em minhas mãos mas assim que possível estarei postando algumas. Abraço aos amigos Paulo e Josmar. Valeu pela força e paciência. Vamos combinar outra descida.
 Falta reunir o pessoal todo e verdadeiramente formar um grupo.